Vamos rasgar e amachucar!

 

Na última sexta-feira o ateliê desafiante foi dedicado a uma atividade que todas as crianças adoram: Rasgar papel!

Nas salas 2 anos B e C surgiram várias partilhas sobre o Natal. Em conversa sobre o tema, os meninos e meninas comentaram que no Natal recebiam presentes. No dia seguinte, surgiram debaixo da árvore de Natal da sala, vários embrulhos e o grupo dedicou-se a abri-los.

A atividade foi tão significativa, que decidiram partilhar com o resto da creche.

Assim, pela manhã, o Xavier e a Francisca levaram a cada uma das salas um presente, de forma a explicar a atividade que tinham realizado.

 

 

No berçário, os bebés sentiram a textura do papel e amachucaram-no, ficando muito concentrados durante a exploração.

Nas salas de 1 ano, os meninos e as meninas ficaram de olhos muito abertos a observar a demonstração da rasgagem, e cheios de vontade de experimentar. Quando começaram a mexer nas folhas das revistas, tentaram aplicar força, de modo a rasgar as páginas.

 


Na sala dos 2 anos, ao descobriram as revistas compreenderam logo o propósito da atividade, começando a rasgar! Rasgaram as folhas em pedaços cada vez mais pequenos. A sala ficou coberta de papel no chão e, no final, o Xavier lembrou-se de juntar vários pedaços e lançar ao ar! Uma festa de folhas a voar pela sala!

 


Ao realizarmos esta atividade, desenvolvemos a motricidade fina, a concentração e a persistência! Durante um certo período de tempo, estivemos muito concentrados em encontrar estratégias para que existisse um equilíbrio entre a força e a delicadeza, que nos permitisse rasgar o papel.

 

 

A equipa de creche