As Abelhas na Sala dos 3 anos A

A curiosidade pelas abelhas, que tanto gostam de visitar o nosso jardim, era muita. Por isso, fomos conhecer o livro " A Abelha" e com ele fizemos muitas descobertas sobre a sua vida, a forma como produzem o mel e a importância de preservarmos a natureza para que tenham alimentos (néctar e pólen das flores), mas também casas (colmeias). Fizemos o registo sobre o que aprendemos com este livro e ilustrámo-lo. Ainda reutilizámos uma caixa de chocolates, que transformámos em favos de mel com cola quente. Tanto que aprendemos com "A Abelha"!

Noutros livros da nossa biblioteca, descobrimos que os apicultores têm colmeias e que usam uns fatos especiais para não se picarem quando vão recolher os favos de mel.

 


Contei-lhes que na encosta nas traseiras do nosso edifício existem colmeias de apicultores. Ficaram muito curiosos e, por isso, fomos até aos andares superiores espreitar pelas janelas as diversas colmeias, onde as abelhas, que aparecem no jardim, produzem o seu mel.


 

Já o Francisco e a Luísa contaram-nos que em casa utilizam o mel para fazer xarope e para adoçar as panquecas, respetivamente. Então, fomos pesquisar receitas com mel e descobrimos uns biscoitos de mel e limão!

 



 

Depois de escrevermos a receita, fomos até à copa pôr mãos na massa! Divertimo-nos muito e no final saíram uns deliciosos biscoitos feitos com o mel que o Manuel generosamente nos tinha oferecido no Natal! Partilhámos com os amigos dos 3 anos B que também os acharam maravilhosos!




 

Educadora Inês