“Da sala para casa”

Fazendo parte da agenda semanal dos alunos do 2.º Ciclo, todas as semanas, têm um bloco dedicado à Área de Projetos, onde são desenvolvidos projetos com temas que de alguma forma despertaram curiosidade junto dos alunos. Ao longo do primeiro trimestre, desenvolveram vários projetos com os seguintes temas: A história do Youtube; As Grutas de Mira de Aire; O mundo das Formigas; Os Animais extintos e  Os Exércitos mais poderosos da História.

Quando deram por terminados estes temas, os pais foram convidados a assistir às comunicações. Apesar do nervosismo, o 2º Ciclo brilhou em frente aos seus espetadores. Foram mais além e complementaram o seu trabalho com formas dinâmicas e interativas de apresentar os seus projetos. Alguns grupos utilizaram a plataforma “Kahoot”, a partir da qual fizeram um questionário final, tanto aos pais como aos colegas, sobre o tema apresentado. Na sequência do tema “As Grutas de Mira de Aire”, todos os presentes puderam construir o seu próprio fóssil. O grupo dos “Os Exércitos mais poderosos da História” realizou um pequeno teatro no qual foram introduzindo os conteúdos a serem explorados.




A presença dos pais nas nossas salas é sempre uma alegria para todos, e principalmente mais marcante para os nossos alunos pois “sabemos que para um bom desenvolvimento psicossocial dos filhos, a presença e o suporte afetivo dos pais é fundamental”.

Desta forma, no primeiro trimestre, o 2º. Ciclo aprofundou variados temas relativos a diversas áreas do conhecimento, dando uma experiência imersiva aos seus espetadores.