Transferidores, réguas e compassos – Uma viagem pela Geometria

        Na sala do 3.º ano demos início ao estudo do tema da Geometria, previsto nas Aprendizagens Essenciais, no sentido de desenvolver a capacidade de visualização e a compreensão de propriedades de figuras geométricas. Esta atividade decorreu de um trabalho de exploração sobre um dos elementos da arte – a linha.           Observámos várias características nas produções de Escher (um artista gráfico holandês), desde figuras no plano à forma como este usava conceitos matemáticos nas suas obras. Descobrimos o conceito de isometria (transformações geométricas no plano), ângulos e relembrámos o conceito de simetria, entre tantas outras coisas.




Resolvemos um problema sobre figuras geométricas a pares, o que permitiu perceber como poderíamos agrupar as mesmas, de acordo com as suas características e usámos também o programa “Polypad” para compreendermos melhor como podemos usar o transferidor para medir os ângulos de figuras explorando, em simultâneo, as potencialidades desta ferramenta interativa.

 

 


Para relembrarmos o conceito de polígono, usámos o geoplano, criando quadriláteros, triângulos e outros polígonos. Uma das nossas sessões de educação artística foi dedicada ao uso do compasso e alguns alunos já conseguiram produzir rosáceas! Agora vamos dedicar-nos a uma maior experimentação para ficarem ainda mais bonitas!


Tem sido uma bela viagem pela geometria!




 



 

Professora Cátia Santos – 3.º ano