Transferidores, réguas e compassos – Uma viagem pela Geometria
Na sala do 3.º ano demos início ao estudo do tema da Geometria, previsto nas Aprendizagens Essenciais, no sentido de desenvolver a capacidade de visualização e a compreensão de propriedades de figuras geométricas. Esta atividade decorreu de um trabalho de exploração sobre um dos elementos da arte – a linha. Observámos várias características nas produções de Escher (um artista gráfico holandês), desde figuras no plano à forma como este usava conceitos matemáticos nas suas obras. Descobrimos o conceito de isometria (transformações geométricas no plano), ângulos e relembrámos o conceito de simetria, entre tantas outras coisas.
Resolvemos um problema sobre
figuras geométricas a pares, o que permitiu perceber como poderíamos agrupar as
mesmas, de acordo com as suas características e usámos também o programa
“Polypad” para compreendermos melhor como podemos usar o transferidor para
medir os ângulos de figuras explorando, em simultâneo, as potencialidades desta
ferramenta interativa.
Para relembrarmos o conceito de
polígono, usámos o geoplano, criando quadriláteros, triângulos e outros
polígonos. Uma das nossas sessões de educação artística foi dedicada ao uso do
compasso e alguns alunos já conseguiram produzir rosáceas! Agora vamos
dedicar-nos a uma maior experimentação para ficarem ainda mais bonitas!
Tem
sido uma bela viagem pela geometria!
Professora Cátia Santos – 3.º ano