Uma viagem pela Arte… até ao Renascimento

             No 1.º período, a turma do 1.º ano começou a fazer uma Viagem pela Arte que tem como objetivo conhecer melhor algumas das principais correntes artísticas. Já fizemos a exploração da Arte Rupestre e agora foi a altura de viajarmos até ao Renascimento.


Começámos por fazer a leitura de imagens de obras que marcaram este período: a Monalisa; a Criação de Adão; o Nascimento de Vénus; a Última Ceia; a Expulsão de Adão e Eva do Paraíso e a estátua de David. No final, chegámos à conclusão que este período da arte ficou marcado pela representação de Deuses, retratos e pessoas nuas!






Na sessão seguinte estivemos a experimentar algumas das técnicas utilizadas por os pintores mais famosos do Renascimento: Leonardo Da Vinci e Miguel Ângelo. Explorámos a técnica do sfumato utilizando lápis de pastel e cada um fez uma obra inspirada nas obras que conhecíamos do Renascimento, escrevemos também o nosso nome em espelho, percebendo como o Leonardo Da Vinci escrevia as suas cartas para ninguém ler os seus segredos e pintámos o teto da Capela Sistina e concluímos como foi difícil para o Miguel Ângelo pintar durante quatro anos a olhar para cima e as dores de pescoço que deve ter tido!

 



 

 

A última sessão foi dedicada à Escultura e cada aluno fez uma escultura em barro, depois de ouvirmos a história de David e Golias, que inspirou a estátua de David feita por Miguel Ângelo.

A próxima viagem irá levar-nos até ao Romantismo, Realismo e Barroco!

 

Professora do 1.º ano

Joana Gonzaga