Vamos ao minimercado?

As explorações matemáticas que fazemos semanalmente partem de situações reais e concretas, de forma a que sejam compreendidas e relacionadas pelos alunos. 

Esta semana estivemos dedicados à consolidação dos conteúdos relacionados com as quantias em dinheiro, um conceito abstrato que se torna mais acessível quanto mais “palpável” e manipulável pelos alunos. Foi com este propósito que trouxemos uma das brincadeiras comuns do nosso recreio para dentro da nossa sala, onde montámos um minimercado com diversos produtos do quotidiano. Organizámos a turma em grupos de 4 elementos em que teriam de selecionar os produtos a comprar e registar os diversos preços numa lista de compras. No final, chegados às linhas de caixa, era hora de fazerem “contas à vida” e perceberem qual o total da despesa e quanto teriam de receber de troco pelos lojistas. Juntos foram registando os diversos cálculos e percebendo de que maneiras poderiam fazer as diferentes quantidades, utilizando moedas de euros e de cêntimos. 

De uma forma lúdica e dinâmica, a nossa sala encheu-se de entusiasmo e de debate de ideias, onde puderam treinar o cálculo e as relações de quantidade entre euros e cêntimos  e perceber a forma como deveriam gerir o dinheiro disponível em cada grupo consoante as diversas compras realizadas. 







Professora Maria Inês Pereira 

Turma do 2.º ano