Fotógrafos por um dia

             A sala dos 2 Anos A realizou um projeto sobre fotografia. O interesse partiu de várias crianças do grupo, onde ao longo de vários dias, retrataram a sua rotina em sala, através de uma lente.

Neste primeiro ateliê do mês de março, as restantes salas de creche foram desafiadas a usar a máquina fotográfica durante uma manhã, para que depois pudéssemos ver o resultado.

O berçário com a ajuda dos adultos, estiveram na sua sala a usufruir do espaço que faz parte da rotina, e fotografaram vários momentos da manhã, explorando sempre a máquina fotográfica.

As três salas de 1 Ano, vieram até ao exterior, para o nosso jardim, observar o que temos cá fora, retratando-o através da lente. Desde o escorrega, os canteiros, os carros, tudo foi fotografado. Tiveram de estar muito concentrados, e com a ajuda do adulto, conseguiram posicionar a câmara, na direção certa!

A sala dos 2 anos B, à semelhança dos 2 anos A, experimentaram a magia da máquina fotográfica de forma mais autónoma, onde perceberam que ao clicar no botão para fotografar, o mesmo produzia um som “clic”! Retrataram assim momentos deliciosos da nossa rotina.

A magia da máquina fotográfica não passou despercebida na creche, e conseguimos perceber através deste ateliê que é possível retratar alguns dos nossos momentos diários, através das mãos das nossas crianças.

“(…) Por trás da mão que pega o lápis, dos olhos que olham, dos ouvidos que escutam, há uma criança que pensa.” Emília Ferreira

 




A equipa de Creche