Olá a todos!

Este ano, as turmas do 4º e 6º anos são finalistas. Neste âmbito, o colégio decidiu retomar a dinâmica da “viagem de finalistas”, uma vez que se começa a verificar uma melhoria da situação pandémica que vivemos. O campo de férias My Camp, situado na Quinta da Broeira, no Cartaxo, foi o local escolhido para lhes proporcionar um desfecho de ciclo feliz, onde a partilha de experiências e de muitas brincadeiras, serão o mote para vivências inesquecíveis, com aqueles que ao longo destes anos fizeram a sua caminhada escolar, os seus amigos e professores.

Assim, e para se começar a organizar a viagem, que implica uma grande logística, as turmas, numa primeira fase, fizeram uma pesquisa sobre o local, recolheram e registaram alguns dados, pesquisaram no Google maps para fazerem um reconhecimento da distância, do percurso, do meio de transporte a utilizar, das atividades que poderão fazer e do que necessitarão para os dias que irão lá ficar e pernoitar.

Numa outra fase, as turmas resolveram problemas da semana, onde constavam alguns desses dados, fizeram cálculos, estimativas, analisaram o mapa do itinerário da viagem, discutiram, debateram e apresentaram os resultados encontrados em pequenas parcerias.

No desenrolar das pesquisas e do começo da preparação desta dinâmica, as turmas perceberam logo à partida que a viagem implica também um custo, pelo que, imbuídos pelo espírito da aventura, resolveram “arregaçar as mangas” para “angariar” ajudas de custo.

 

Cada turma, elaborou então uma escala, para se poder organizar semanalmente, às terças-feiras (4º ano) e sextas-feiras (6º ano), até ao final do mês de maio, com uma banca de vendas de iguarias, de rifas (com oferta de cabaz), entre outros materiais que possam construir, que estará no espaço contíguo à entrada do colégio.

Num outro momento de trabalho, e como forma de explorar a ferramenta Excel, as turmas construíram tabelas onde constam alguns dos artigos que irão vender semanalmente na banca, e aprendeu a realizar os cálculos das possíveis vendas que poderão vir a fazer, para, desta forma, poderem controlar e fazer uma boa gestão dos valores que forem adquirindo.

Neste âmbito, cada aluno trouxe o seu computador, para, individualmente, ou em pequenas parcerias, poderem aplicar e mobilizar os seus conhecimentos.

 

As turmas estão empenhadas e a organizarem-se com motivação nestas tarefas, que têm já envolvido muita aprendizagem nas diferentes áreas disciplinares.

 






No dia 25 de fevereiro, demos já início às vendas na banca.

Alunos, pais e professores do colégio, colaboraram com esta iniciativa, o que motivou ainda mais todos os finalistas!

Obrigada a todos! 

 


As professoras:

Sílvia Neves – 4º ano

Lília Peças – 6º ano

Diana Almeida – 6º ano