“Os Macacos Comem a Casca da Banana?” – O Nosso 1º Projeto na Sala dos 3 anos A
Num dos lanches da manhã, enquanto comíamos
banana e conversávamos sobre os macacos gostarem muito desta fruta, o Miguel
contou ao grupo que os macacos comem a banana com casca, o que gerou muitas
reações de espanto, mas também de negação por parte dos amigos!
Dada a
curiosidade e o entusiasmo que ali se gerou, sugeri que fossemos pesquisar para
tirarmos as dúvidas! E, desta forma, nasceu o nosso primeiro projeto!
Com o grupo
de interessados começámos por registar "o que pensamos saber sobre os
macacos", "o que queremos descobrir" e "onde podemos
procurar informações". A maior curiosidade foi mesmo saber se comem a banana
com ou sem casca, mas também se os macacos saltam nas árvores.
Decidimos que queríamos apresentar as descobertas num cartaz grande. Para isso, reutilizámos um saco do pão, onde quiseram pintar uma floresta. Em seguida colámos os desenhos, as imagens e as informações pesquisadas e os autores assinaram o projeto.
Com este
projeto descobrimos também importância da reciclagem para a preservação do habitat e da alimentação
dos macacos, pelo que decidimos fazer ecopontos para a nossa sala. Com recurso
à internet, pesquisámos sobre o nome de cada ecoponto e o que lá se pode
colocar e metemos mãos à obra. No final, escrevemos em cada caixa o nome do
respetivo ecoponto e colámos imagens dos objetos que se podem colocar no seu
interior.
O tão esperado dia da divulgação do projeto, chegou! Organizámos a sala para
recebermos os amigos e apresentámos o projeto. Contámos as nossas descobertas,
levámos o conhecimento mais longe, ouvimos comentários e respondemos a questões.
O restante grupo, apesar de não ter participado diretamente
no projeto, ao ouvir a comunicação dos amigos, aprendeu com eles e, no final,
todos conseguimos registar através do desenho e da escrita as descobertas que
fizemos com o projeto.
Convidámos ainda os amigos da sala dos 3 anos B a fazerem o
lanche da manhã connosco para, em conjunto, tentarmos descascar as bananas como
os macacos (pelo lado oposto ao que habitualmente recorremos) e que divertido
foi!
Educadora Inês