“Os Macacos Comem a Casca da Banana?” – O Nosso 1º Projeto na Sala dos 3 anos A

 

Num dos lanches da manhã, enquanto comíamos banana e conversávamos sobre os macacos gostarem muito desta fruta, o Miguel contou ao grupo que os macacos comem a banana com casca, o que gerou muitas reações de espanto, mas também de negação por parte dos amigos!

Dada a curiosidade e o entusiasmo que ali se gerou, sugeri que fossemos pesquisar para tirarmos as dúvidas! E, desta forma, nasceu o nosso primeiro projeto!

Com o grupo de interessados começámos por registar "o que pensamos saber sobre os macacos", "o que queremos descobrir" e "onde podemos procurar informações". A maior curiosidade foi mesmo saber se comem a banana com ou sem casca, mas também se os macacos saltam nas árvores.


Com muito entusiasmo, iniciámos a pesquisa em livros e na internet, lemos informações, vimos imagens e vídeos e muitas descobertas fizemos! Descobrimos que os macacos vivem na floresta e que temos de as proteger para que os macacos não fiquem sem habitat. Nas árvores, eles saltam, brincam, dormem e alimentam-se. Os que têm cauda usam-na para se segurarem aos ramos enquanto apanham alimentos.  Descobrimos também que os macacos gostam de todo o tipo de frutas, não só de bananas, mas também comem folhas, ramos, sementes, insetos e pequenos mamíferos. Encontrámos neles algumas semelhanças connosco, pois também são omnívoros e mamíferos. Registámos e ilustrámos essas descobertas e imprimimos as imagens que mais nos impressionaram.

 



Decidimos que queríamos apresentar as descobertas num cartaz grande. Para isso, reutilizámos um saco do pão, onde quiseram pintar uma floresta. Em seguida colámos os desenhos, as imagens e as informações pesquisadas e os autores assinaram o projeto.


Com este projeto descobrimos também importância da reciclagem para a preservação do habitat e da alimentação dos macacos, pelo que decidimos fazer ecopontos para a nossa sala. Com recurso à internet, pesquisámos sobre o nome de cada ecoponto e o que lá se pode colocar e metemos mãos à obra. No final, escrevemos em cada caixa o nome do respetivo ecoponto e colámos imagens dos objetos que se podem colocar no seu interior.


Escolheram apresentar este projeto aos amigos da sala dos 3 anos B e, por isso, escrevemos e ilustrámos um convite e fomos entregar-lhes. Depois, organizámos a apresentação oral do projeto através da divisão da pesquisa que cada um gostava de comunicar.





O tão esperado dia da divulgação do projeto, chegou! Organizámos a sala para recebermos os amigos e apresentámos o projeto. Contámos as nossas descobertas, levámos o conhecimento mais longe, ouvimos comentários e respondemos a questões.

O restante grupo, apesar de não ter participado diretamente no projeto, ao ouvir a comunicação dos amigos, aprendeu com eles e, no final, todos conseguimos registar através do desenho e da escrita as descobertas que fizemos com o projeto.

Convidámos ainda os amigos da sala dos 3 anos B a fazerem o lanche da manhã connosco para, em conjunto, tentarmos descascar as bananas como os macacos (pelo lado oposto ao que habitualmente recorremos) e que divertido foi!

 



 

Educadora Inês