“Uma cidade: tantos animais e plantas”

 

A manhã de quinta-feira começou com enorme entusiasmo, pois cada aluno iria experienciar a atividade de um verdadeiro naturalista e explorar a natureza presente na arte do Palácio Pimenta, pertencente ao Museu de Lisboa. “Uma cidade: tantos animais e plantas” foi o tema da oficina em que os alunos do segundo ano participaram. De “binóculos” feitos com as próprias mãos, iniciaram a visita de olhos bem atentos às primeiras representações de animais e de plantas na arte rupestre. Mais adiante na História, descobriram dois animais importantes para a nossa cidade: os corvos que acompanhavam o corpo de São Vicente durante uma viagem até Lisboa e que são, ainda hoje, símbolos do brasão da cidade.

O tema dos Descobrimentos Portugueses foi também mote de conversa, pois nas obras presentes no Museu descobriram que os barcos que chegavam a Lisboa por essa altura traziam animais exóticos nunca vistos na capital, como elefantes, papagaios e rinocerontes. Também muitas espécies de plantas novas chegaram nessa altura ao nosso território, como por exemplo a casca de uma caneleira, conhecida por todos como o pau de canela, que vinha do antigo Ceilão, no atual Sri Lanka.

Esta exploração de espécies naturais abrangeu também um olhar sobre peças de cerâmica e até dos azulejos que revestem a cozinha antiga do Palácio.

A visita terminou em pleno, com brincadeiras e descobertas no Jardim Bordalo Pinheiro, onde apreciaram as cerâmicas coloridas de animais espalhadas em diversos recantos, num envolvimento pleno com a natureza do local e com as especiais boas-vindas dos pavões e pavoas que completam aquele cantinho tão bonito da nossa cidade. Uma aventura muito especial, onde puderam recordar os temas trabalhados no âmbito do Estudo do Meio numa “sala de aula” muito especial.         

 




Professora Maria Inês Pereira