Entre projetos e descobertas

 

Os nossos dias de quinta e sexta-feira são sempre motivo de entusiamo pois dedicamo-nos ao trabalho de projeto e ao estudo de temas do currículo, em que fazemos pesquisas e organizamos a informação selecionada para posterior comunicação à turma.

Os temas dos “Projetos” nascem do interesse e questões colocadas pelas crianças e, por essa razão, são bastante diversificados. Já o momento dos “Temas de Estudo”, inserido na nossa agenda semanal, pressupõe a consulta do plano de desenvolvimento curricular de estudo do meio afixado na sala e a seleção de algum descritor que seja o objetivo da pesquisa. Desta forma, temos tido comunicações variadas que acrescentam muito ao conhecimento dos colegas sobre temas muito diferentes.



A turma tem estado empenhada, em pequenos grupos, na organização de informações sobre temas presentes nas Aprendizagens Essenciais desta área curricular, como o sistema reprodutor, as plantas, os ímanes, costumes e tradições de Portugal e a influência dos meios aquáticos (como os oceanos) na vida humana.





Assim, vamos construindo o conhecimento de forma significativa, refletindo e experimentando para podermos dar resposta às questões que deram o mote às diferentes pesquisas.

 

Professora do 3.º ano – Cátia Santos