“Uma aula sobre a Natureza”

No mês de fevereiro, um dos nossos colegas de turma, o Afonso Guerreiro, num momento de Apresentação de Produções, partilhou connosco, que tinha estado com o seu avô e que este lhe havia ensinado como fazer o enxerto de plantas.
Entusiasticamente, explicou-nos, através de um PowerPoint o que o avô lhe ensinara.
Curiosos com a apresentação do nosso colega e, no âmbito de um projeto sobre as plantas em vias de extinção em curso na turma, no início do mês de março desafiamos o Afonso a convidar o seu avô a vir à nossa sala para nos ensinar também a nós como se faz o processo da enxertia das plantas e muitas outras curiosidades.
 
 



Miúdos e graúdos, assistiram a uma verdadeira aula sobre a Natureza e, por um bocadinho, sentimo-nos todos netos daquele avô tão maravilhoso!
De uma forma simples e descomplicada, percebemos que a “enxertia” é uma técnica de multiplicação vegetativa que consiste em unir partes de plantas distintas (o enxerto e o porta-enxerto) e pode ser feito de várias formas. E que, a vantagem de se efetuar um enxerto é que o porta-enxerto permite o cultivo em regiões onde, em condições normais, não aconteceriam, quer por condições climáticas, quer pela presença de pragas.
Para além da explicação deste processo, utilizando uma Oliveira e uma Macieira como exemplos, tivemos ainda a oportunidade de conhecermos e provarmos diferentes tipos de citrinos do Algarve (tangerinas, clementinas, laranjas…) e ainda azeitonas…
 















Foi uma manhã de muita aprendizagem e de verdadeira partilha, com um avô que nos deliciou com a sua sabedoria, delicadeza e doçura, como só um avô sabe ser e ter. 
Obrigada, avô José Guerreiro!
 
Professora Sílvia Neves
Turma do 4º ano