As alturas da turma: quantas explorações!

Na turma do segundo ano foi tempo de analisarmos as nossas alturas e percebermos melhor as unidades de medida de Comprimento.



Partimos da análise de alguns documentos pessoais que acompanham os alunos na sua vida prática: o Cartão de Cidadão e o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil. Neles pudemos observar os números referentes às alturas e logo surgiu a questão de alguns desses valores estarem registados com vírgulas e outros não.

Fomos, então, medir a altura de todos os alunos e no mesmo momento foram surgindo ideias e conclusões importantes:

-       Alguns alunos tinham alturas iguais;

-       Alguns alunos diferiam as suas alturas nos algarismos das dezenas;

-       Todos os alunos tinham mais de 100 centímetros.

 



Foi durante esta exploração que uma das crianças chamou a atenção do grupo para o facto do marco dos 100 centímetros ser uma medida  importante, por ser equivalente a um metro.

Reunimos, então, todos os dados disponíveis e partimos para a construção de um gráfico de barras, que nos ajudou a fazer uma leitura mais clara das diferenças e semelhanças na turma.

 

Numa segunda sessão fomos analisar um metro, com o auxilio de metros extensíveis. Em quantas partes iguais se divide? Serão apenas as 100 partes que o M. havia referido ao associar os centímetros ao metro? Com a ajuda de réguas mais pequenas e do material MAB que utilizamos no nosso dia-a-dia, medimos uma peça com o valor de 10 unidades e percebemos que media 10 centímetros. Juntando 10 peças destas perfazia o metro e chegámos, assim, à noção de decímetro.


De facto, o recurso a materiais manipuláveis como ferramentas educativas possibilita uma melhor concretização das aprendizagens matemáticas. É neste “manipular” que se interiorizam mais facilmente alguns conceitos, aliada a uma reflexão nos processos e nos produtos a que se chegam.

 

Foi nesta dinâmica de interação e de experimentação que explorámos os conteúdos referentes ao Comprimento, tendo depois continuado este caminho na semana seguinte com a noção de perímetro, através da medição de objetos do nosso recreio. 

 

 Professora Maria Inês Pereira

Turma do 2.º ano