As alturas da turma: quantas explorações!
Na turma do segundo ano foi tempo de analisarmos as nossas alturas e percebermos melhor as unidades de medida de Comprimento.
Partimos
da análise de alguns documentos pessoais que acompanham os alunos na sua vida
prática: o Cartão de Cidadão e o Boletim de Saúde Infantil e Juvenil. Neles
pudemos observar os números referentes às alturas e logo surgiu a questão de
alguns desses valores estarem registados com vírgulas e outros não.
Fomos,
então, medir a altura de todos os alunos e no mesmo momento foram surgindo
ideias e conclusões importantes:
- Alguns alunos tinham alturas
iguais;
- Alguns alunos diferiam as suas
alturas nos algarismos das dezenas;
- Todos os alunos tinham mais de 100
centímetros.
Foi
durante esta exploração que uma das crianças chamou a atenção do grupo para o
facto do marco dos 100 centímetros ser uma medida importante, por ser equivalente a um metro.
Reunimos,
então, todos os dados disponíveis e partimos para a construção de um gráfico de
barras, que nos ajudou a fazer uma leitura mais clara das diferenças e
semelhanças na turma.
Numa
segunda sessão fomos analisar um metro, com o auxilio de metros extensíveis. Em
quantas partes iguais se divide? Serão apenas as 100 partes que o M. havia referido
ao associar os centímetros ao metro? Com a ajuda de réguas mais pequenas e do
material MAB que utilizamos no nosso dia-a-dia, medimos uma peça com o valor de
10 unidades e percebemos que media 10 centímetros. Juntando 10 peças destas
perfazia o metro e chegámos, assim, à noção de decímetro.
De
facto, o recurso a materiais manipuláveis como ferramentas educativas
possibilita uma melhor concretização das aprendizagens matemáticas. É neste
“manipular” que se interiorizam mais facilmente alguns conceitos, aliada a uma
reflexão nos processos e nos produtos a que se chegam.
Foi
nesta dinâmica de interação e de experimentação que explorámos os conteúdos
referentes ao Comprimento, tendo depois continuado este caminho na semana
seguinte com a noção de perímetro, através da medição de objetos do nosso
recreio.
Professora Maria Inês Pereira