A Importância das Rotinas
As crianças mais novas, em idade pré-escolar, necessitam de uma rotina estável para se sentirem confortáveis e seguras.
Bem sabemos que, numa altura em que o isolamento social se impõe, é importante definir uma rotina em casa e que esta tarefa nem sempre é fácil.
É muito importante envolver as crianças nestas rotinas, conversar com elas, explicar-lhes os momentos que se seguem e isto requer também uma dose extra de atenção, carinho e paciência.
O ideal será manter as rotinas diárias com os horários que são implementados no Colégio ou ter um horário aproximado a este, em casa.
Podem mesmo construir em família uma agenda semanal com estes horários. Não esquecer que os momentos de brincadeira são tão importantes como os cuidados.
Assim, devem complementar alguns momentos-chave nas rotinas das crianças em casa:
-Planear o dia
Comecem por planear o dia em família. Antever o que vai acontecer dá conforto à criança. Negoceiem, escutando as propostas da criança e articulando com as vossas próprias propostas.
Podem sempre registar o que ficou combinado na agenda semanal.
-Momentos de aprendizagem
Os momentos de aprendizagem devem ser prazerosos para a criança. No período da manhã, as crianças estão mais despertas e disponíveis para novas descobertas.
Nestes momentos, podem guiar-se pelas propostas pedagógicas semanais da educadora, que são sempre flexíveis.
Se tiverem espaço exterior, aproveitem, sempre que possível, esse espaço para a realização de atividades, pois o contacto com a natureza transmite tranquilidade à criança.
É importante que não nos esqueçamos que, principalmente nesta fase, a atividade física é fundamental para a saúde e bem-estar de todos, pelo que as atividades e jogos com movimento são importantes.
-Alimentação / Higiene / Repouso
Os cuidados de alimentação, higiene e repouso são fundamentais e não podem ser descuidados pois, só assim, a criança terá disposição para aproveitar ao máximo o seu dia.
A hora das refeições e de ir deitar à noite devem ser estabelecidas e cumpridas o mais possível para garantir a estabilidade da criança.
-Hora do conto
O momento da hora do conto traz muitos benefícios (podem saber mais aqui). Podem combinar que o momento da hora do conto é antes da sesta, por exemplo. O importante é que este seja um momento diário, de afeto.
-Tempo de brincadeira
Não querendo parecer contraditória, é também fundamental que, na rotina da criança, haja um momento para que ela decida o que quer fazer seja autonomamente ou com o apoio do adulto. Devemos também estar disponíveis para estes momentos.
Brincar é uma atividade muito séria para as crianças e deve ser natural e espontânea. Sabemos que a brincar a criança aprende muito e, por isso, devemos deixar a imaginação e criatividade terem espaço, tentando não sobrepor a nossa vontade (que para nós, adultos, se torna tão difícil).
-Relaxar
No final do dia, também é importante relaxar!
Fazer alguns exercícios de respiração, alongamentos e até de mimos permitem à criança um retorno à calma. Perceber que o dia está a chegar ao fim.
-Balanço do dia
O balanço do dia pode ser feito ao jantar. O importante é reservar um tempo para conversar sobre como correu o dia, o que correu muito bem, o que correu menos bem, o que fizeram e, eventualmente, pensarem juntos como será o dia seguinte.
Esta avaliação diária vai facilitar a logística do dia seguinte para que corra sempre melhor.
-Ajudar nas tarefas domésticas
As crianças gostam de sentir que confiamos nelas. Dar-lhes responsabilidades é uma excelente forma de trabalhar a componente pessoal e social.
Arrumar o seu quarto e os seus brinquedos devem ser sempre tarefas da criança mas, nesta fase, podemos incluí-las também noutro tipo de tarefas domésticas como ajudar a fazer o almoço, a pôr a mesa, a limpar o pó.
Tenho a certeza que serão momentos divertidos para toda a família!
A partir de agora, os dias serão mais agitados.... mas também mais prazerosos!
Débora Bento,
Coordenadora da Creche e JI